Noticias

image

Descrição de visita orientada │ Outeiro Lesenho - Boticas

CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja

O CEDIEC é o ponto de partida para a visita ao Outeiro Lesenho e lá poderão ser visionados dois vídeos “O Pão de Bolota” e “ O Balneário Castrejo – Pedra Formosa”, bem como réplicas das quatro estátuas de Guerreiros Galaicos encontradas no Outeiro Lesenho e cujos originais se encontram no Museu Nacional de Arqueologia (Lx).
O Outeiro Lesenho, classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto nº29/90, publicado em Diário da Repúblicaem 17 de julho de 1990, é um povoado fortificado monumental, em altura, com uma morfologia cónica, atingindo uma altitude de 1073 metros. Este povoado conserva um sistema defensivo de três ordens de muralha. É um povoado da IIª Idade do Ferro, podendo ter sido romanizado, a avaliar pelas quatro estátuas de guerreiro, que nos indica sobre a sua função central, assim como a sua posição dominante na paisagem, conferindo-lhe uma vantagem geoestratégica acentuada.
Devido á sua morfologia cónica em altitude, terá que ser feito um pequeno percurso a pé até ao topo do povoado, podendo ser observadas durante esse percurso duas estruturas circulares, uma delas cortada ao meio pelo estradão, bem como as 3ª, 2ª linhas de muralha e no topo a 1ª linha de muralha, com uma reconstrução recente de 80 m, mas o seu traçado original percorre todo o topo do castro. Na parte da muralha reconstruída, pode-se ainda observar uma réplica do Guerreiro Galaico original. Do  topo do Outeiro Lesenho pode observar-se uma magnífica e inebriante paisagem natural.

Visita livre  Todos os interessados poderão efetuar visitas livres, podendo para o efeito levantar na Câmara Municipal de Boticas, uma Audio-Guia, com a orientação e explicação da visita.
Visita orientada (exclusivo grupos): adaptável ao grupo.
Marcação prévia
As visitas orientadas são uma oportunidade para o visitante partir à descoberta do Outeiro Lesenho. Os temas a abordar e a linguagem a utilizar adaptar-se-ão às diferentes características de cada grupo.
As pessoas deverão fazer-se acompanhar de uma garrafa de água e calçado confortável.
Duração 1h30;
a hora para início da visita orientada é adaptável ao grupo, dentro do horário indicado
N.º participantes (p/ visita orientada): 05 (mín.) – 50 (máx.).

Visitas já programadas │ Castro de Outeiro Lesenho (junho a setembro)
junho – dia 16, Domingo, 16:30h
agosto- dia 4, Domingo, 16:30h
setembro – dia 1, Domingo, 16:30h


Atividades programadas │ CEDIEC e Outeiro Lesenho
julho
1.    Balneário Castrejo
Os visitantes visionarão um vídeo sobre o ritual do banho no Balneário Castrejo e visitarão a réplica do Balneário Castrejo do Castro das Eiras (Famalicão), no espaço exterior ao CEDIEC.
Dia: 20 de julho
Horário: 15:00 horas
Local: CEDIEC - Boticas
Data Limite de Inscrição: 10 de julho

2.    Caça ao Tesouro
Atividade dirigida às crianças dos 6 aos 14 anos
Dia: 27 de julho
Horário: 15:00 horas
Local: Outeiro Lesenho
Data Limite de Inscrição: 15 de julho

agosto
1.    Balneário Castrejo
Os visitantes visionarão um vídeo sobre o ritual do banho no Balneário Castrejo e visitarão a réplica do Balneário Castrejo do Castro das Eiras (Famalicão), no espaço exterior ao CEDIEC.
Dia: 10 de agosto
Horário: 15:00 horas
Local: CEDIEC - Boticas
Data Limite de Inscrição: 31 de julho

Para além destas atividades com datas já definidas, poderão ser efetuadas outras visitas e programadas outras atividades, mediante solicitação e marcação prévia, junto da Câmara Municipal de Boticas.

Partilhar

btn Voltar

flagflag
facebookblog